Dentro de Mim

"Aqui começa o meu descampado Ou o meu jardim cultivado; Aqui começa a minha queda vertiginosa Ou a minha entrada gloriosa; Aqui, somente aqui, Começa o que jamais acabará aqui; Aqui serei muito ou serei pouco, Serei pobre ou serei louco, Serei charco, lago, rio ou mar Serei o que conquistar Aqui serei o que tu quiseres E o que eu quiser, Mas é aqui que tudo começa Aqui e nada mais do que aqui" - Vasco Gonçalves

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Ser Português




Há já alguns dias que pensava sobre o que, realmente, faz de mim portuguesa, o que entre todas as outras nacionalidades me diferencia.
Não são os cabelos ondulados como o nosso mar do norte, um dia sereno como o clima deste sul europeu, mas por vezes incontrolável como a nossa eterna vontade de vencer. Também não é a cor dos olhos, espelhos do nosso céu primaveril.
A minha voz não consegue cantar o Fado e o meu nome próprio não é Maria.
Mas ser português não é ter esta ou aquela característica, ser português é saber sentir, é uma forma de viver, independentemente do sítio em que a estrada acaba.
É a emoção de comprar um livro usado e imaginar nas anotações das páginas amareladas as mãos que o percorreram.
Subir uma colina, sentarmo-nos lá em cima e sorrir com o vento que nos percorre os braços abertos.
Ouvir nas pedras das ruelas os bailes das romarias, onde a dança acabrunhada faz a vez da serenata.
Sorrir na beleza da paisagem alentejana, cantarolar numa imponente montanha transmontana, correr sob a gélida chuva minhota, dançar numa vila algarvia, ficar na praia até ao pôr-do-sol, dormir em frente à lareira, adormecer com o mesmo programa de rádio desde a infância, percorrer trilhos no Parque Nacional e chapinhar nos riachos, escrever cartas à mão, fazer amor num barco…e chorar por tudo isto.

“As coisas vulgares que há na vida não deixam saudade, só as lembranças que doem ou fazem sorrir”…


permitam-me assinar

Raquel, de Portugal

3 Comments:

  • At 9:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Estava a ver que a saudade não aparecia, de facto é uma das características portuguesas, não fosse o português a única língua do mundo que tivesse uma palavra que significa "saudade".
    Eu também posso dizer que gosto de ser português,gosto de me sentir português, apesar de tudo...

    Amo Portugal e amo ser Português!!!

     
  • At 1:35 da manhã, Blogger ... said…

    Ser português é arregaçar as saias e com as mãos na cintura chamar aos gritos pelos filhos todos, é comer de boca cheia, dormir ao sol encostado a uma árvore nas horas de trabalho, deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, é rir de tudo, adorar dançar, qualquer que seja a dança escolhida, é ser hospitaleiro, prazenteiro e generoso e, sem dúvida, é chorar de saudade...sempre.

    aqui fica

    Mariana, tb de Portugal, com muito orgulho e muita honra!

     
  • At 2:26 da manhã, Blogger aL said…

    é giro que penses nisto. mas vais sentir muito mais carinho e pensar nele com um aguçado espírito crítico quando tiveres a viver num país estrangeiro.

     

Enviar um comentário

<< Home