Dentro de Mim

"Aqui começa o meu descampado Ou o meu jardim cultivado; Aqui começa a minha queda vertiginosa Ou a minha entrada gloriosa; Aqui, somente aqui, Começa o que jamais acabará aqui; Aqui serei muito ou serei pouco, Serei pobre ou serei louco, Serei charco, lago, rio ou mar Serei o que conquistar Aqui serei o que tu quiseres E o que eu quiser, Mas é aqui que tudo começa Aqui e nada mais do que aqui" - Vasco Gonçalves

segunda-feira, 18 de julho de 2005

Noticias de leste



Estou no hotel sozinha, completamente lavada em lágrimas porque acabei de falar com o meu menino e nem sempre oportunidades de conhecer sitios novos é agradavel.
Comecemos pelas qualidades deste país, com uma dimensao equivalente à do Alentejo. A primeira sensaçao que temos quando entramos numa das ruas principais aqui de Ljubljana é a de sermos transportados para varias zonas europeias em simultâneo. Se por um lado temos um canal que divide a rua principal, lembrando Veneza (fica a cerca de 250Km e com sorte será um dos meus presentes de aniversario), por outro as bicicletas tao comuns como em Amesterdao, os cafes de rua lembrando Paris ou mesmo a nossa Lisboa com o "Pessoa sentado a fumar", sem esquecer os pátios interiores cujo charme fica muito aquém dos do nosso grande Porto....razoes mais que suficientes para ficar encantado â primeira vista. Posso confessar-me surpresa com uma cidade assim nesta zona da Europa.
No entanto, há coisas que sao como realmente nos pareciam. Se a educaçao dos paises de leste é uma caracteristica conhecida por todos nós, aqui isso está mais do que comprovado: é muito rara a pessoa que nao fala ingles. A organizaçao e o civismo da populaçao é outra das caracteristicas da eslovénia. O taxista que andou (a pé mesmo) connosco, quase nos amarrou para nao atravessarmos com o sinal vermelho.
Mas nem tudo é um mar de rosas...o nivel de vida é muito superior ao de Portugal, pois, o ordenado minimo ronda os €600, a taxa de desemprego é quase nula, o que faz com que as coisas sejam bem mais caras do que esperávamos.
Neste momento o que mais me irrita é o meu tlm n dar, o msn aqui tem de ser pago...O dia aqui amanhece as 4h, o que faz com que a maioria do comercio trabalhe das 7h00 as 20h00....sendo que é mais uma hora que em Portugal, tenho-me levantado as 6 da matina e habituada a dormir tarde...torna-se complicado.
Mas tudo isso se reduziu a nada quando vi na tv que a última serie de Sex and the City já esta a passar nas tvs nacionais (POPtv), só me falta descobrir que dia da semana é "noscov".

A foto que pus no inicio do post é de uma descoberta que eu fiz hoje. Trata-se de uma loja de cosméticos naturais. Desde sabonetes, desodorizantes, champoos, aftershave, até mascaras e cremes...simplesmente fantástica.

Eu voudando notícias...se o tiramisu que acabei de comer no restaurante italiano nao me matar :P


(desculpem nao usar "til", mas o teclado é espanhol e o unico "til" que tem é o do Ñ)

4 Comments:

  • At 2:59 da tarde, Blogger desprezo said…

    Gostei muito de ler este teu post. Espero que aproveites ao máximo a tua viagem por terras eslovenas, mesmo sendo trabalho... e claro, que não te esqueças de nos deliciar a nós, que estamos ávidos de notícias, peripécias e descrições detalhadas desse mundo que nos é alheio. ;D Beijinhos

     
  • At 8:30 da tarde, Blogger aL said…

    não percas mesmo a tua "prenda de aniversário": veneza é diferente de tudo o que possas imaginar!
    aproveita ao máximo os dias na eslovénia, não deixes nada por fazer por aí e esquece por uns dias coisas menores como as conversas no msn!
    abraço do "padinhooo"

     
  • At 9:18 da tarde, Blogger ... said…

    Queres deixar de ser tola? Curte a vida miúda! beijo grande***

     
  • At 12:04 da manhã, Blogger Pat said…

    lol..keixa-t..antes levantr cedo pra passear do q pra ir fazer exame..!!:p *continua a aproveitar btt*

     

Enviar um comentário

<< Home