Dentro de Mim

"Aqui começa o meu descampado Ou o meu jardim cultivado; Aqui começa a minha queda vertiginosa Ou a minha entrada gloriosa; Aqui, somente aqui, Começa o que jamais acabará aqui; Aqui serei muito ou serei pouco, Serei pobre ou serei louco, Serei charco, lago, rio ou mar Serei o que conquistar Aqui serei o que tu quiseres E o que eu quiser, Mas é aqui que tudo começa Aqui e nada mais do que aqui" - Vasco Gonçalves

terça-feira, 27 de julho de 2004

O que fez Luís Bernardo?

Há bem pouco tempo deixei aqui uma descrição, retirado do livro “Equador”, a qual espero ter dado largas à idealização de sonhos! Assim, como prometido, aqui ficam algumas passagens sobre como aproveitou Luís Bernardo a imensa beleza daquele praia de S. Tomé.

“Sentou-se a uns dez metros da água, descalçou as botas e acendeu uma cigarrilha com fósforos que levava no bolso da camisa. Depois, com a areia construiu um apoio para a cabeça e deitou-se a fumar, contemplando o céu, que estava anormalmente limpo para esta altura do ano, apenas com alguns castelos de nuvens quietas salpicando aquele azul perfeito. (…) Terminou a cigarrilha e pôs-se de pé, olhando à roda estupidamente para se certificar de que ninguém o observava. Então, despiu-se e entrou na água (…).Deixou-se estar assim um bom bocado, com a cabeça ora submersa e encostada à areia do fundo, ora semierguida, com o nariz de fora, para poder respirar. Ia levantar-se, quando a voz dela, muito calma e muito próxima, o deixou estarrecido:

- Que bela imagem! O governador de S. Tomé e Príncipe, em lugar de estar a trabalhar no seu gabinete, toma banho, todo nu, na sua praia privativa! Quem poderá levá-lo a sério, meu caro governador?

(…)

-Vai-me passar a roupa? (…)

-Pelo contrário: diga-me, como é que está a água?

-A água? Está óptima, está quente.”

….

(o resto façam questão de ler!!! Só vos digo que aquela paisagem foi lugar de uma enorme entrega)